Dicas para escolher os melhores alimentos nesta primavera

Na Primavera, junto com as flores e as cores, desponta em nós a vontade de sair, caminhar, fazer passeios, fazer piqueniques e sentar nos terraços para tomar uma bebida ao ar livre. Durante esta estação colorida, temos alimentos deliciosos e com óptimas propriedades. Aqui estão alguns truques para saber como escolher o melhor e mais fresco no supermercado.

April 9, 2019

Na Primavera, junto com as flores e as cores, desponta em nós a vontade de sair, caminhar, fazer passeios, piqueniques e sentar nos terraços para tomar uma bebida ao ar livre.

Durante esta estação colorida, temos alimentos deliciosos e com óptimas propriedades. Aqui estão algumas dicas para saber como escolher o melhor e mais fresco no supermercado.

 

1 – ESPARGOS VERDES

É um vegetal muito saudável, com poucas calorias, com ação diurética e muito rico em vitaminas e antioxidantes. Pode usá-los como complemento ao seu prato ou preparar um creme requintado.

Dica: Escolha o espargo que tem um caule firme e liso, uniformidade de cor, botões bem fechados e evite os espigados.

2 – ERVILHAS

Ideal para prevenir doenças cardiovasculares, são ricas em fibras, ferro, fósforo e vitamina B e C.

Dica: Compre-as ainda na sua vagem ou congeladas se desconhecer a sua a origem.

3 – MORANGOS

O morango é a fruta típica desta estação. Eles fornecem vitamina C e muita água. Coma-os como sobremesa, lanche ou misture-os no sumo de laranja, gelados e o que mais quiser.

Dica: Escolha aqueles que são grossos, brilhantes e lisos. Vermelhos, não brancos ou verdes brilhantes. Verifique se as folhas não estão secas. Os melhores são inconfundíveis, pois tem um aroma intenso muito característico.

4 – CEREJAS

Ainda é cedo, mas a partir de maio pode começar a comê-las. Com uma infinidade de antioxidantes e melatonina que regula o ciclo do sono, são uma fonte de vitaminas e potássio e poucas calorias. Ideal para petiscar, preparar sucos, saladas, etc.

Dica: Escolha as mais firmes de vermelho escuro ou preto. E se não quiser desperdiçar nada e obter um diurético natural, faça chá das suas hastes.

5 – ALPERCES

Surgem no final da primavera, são ricos em vitaminas e minerais. Também são óptimos para preparar geleia. O alperce tem um sabor ligeiramente ácido e uma polpa de textura fibrosa. A sua cor alaranjada deve-se a um poderoso antioxidante, o betacaroteno.

Dica: Opte pelos frutos que cedam ligeiramente ao toque e que não tenham manchas castanhas na pele. Cheire-os: o alperce fresco liberta um suave aroma.

 

Com a chegada dos dias mais quentes começa a transpirar mais. Para controlar a sua transpiração use Perspirex e evite comer certos alimentos.

Alguns alimentos estimulam o sistema nervoso e aumentam a temperatura do corpo, o que pode fazer com que comece a transpirar:

  • Álcool;
  • Cafeína (café, chá e cola);
  • Comida picante;
  • Comida muito quente.

E não se esqueça de beber bastante água para ajudar a controlar a transpiração e manter-se adequadamente hidratado.