Suor e odor

Suor e odor

A transpiração é uma função corporal natural e importante. Regula a temperatura do corpo, arrefecendo a pele para evitar o aumento de temperatura.

Existem duas causas para a transpiração – ambiental e emocional. Transpiramos frequentemente quando estamos fisicamente ativos ou quando nos encontramos num ambiente quente. A transpiração também pode ocorrer quando somos afetados emocionalmente por situações de stress profissional ou pessoal, tais como entrevistas de trabalho, apresentações ou exames. A transpiração também pode ser desencadeada pelas alterações hormonais associadas à puberdade e menopausa.

O próprio suor é inodoro – é uma solução que é constituída principalmente por água e sal. Em média, temos 1,6 a 4 milhões de glândulas sudoríparas em todo o nosso corpo e podemos produzir até 1 litro de suor por dia. O suor evapora-se frequentemente tão rapidamente como é produzido. Contudo, em situações em que estamos particularmente ativos ou num ambiente quente, produzimos uma quantidade de suor que pode ir até 10 vezes mais que a quantidade normal de suor por dia.

O odor corporal é causado por bactérias na superfície da pele, uma vez que decompõe os componentes do suor.








Antitranspirantes vs. desodorizantes

Desodorizantes

Os desodorizantes não impedem o suor. Em vez disso, são desenvolvidos para neutralizar temporariamente o cheiro ou odor das bactérias que vivem sobre a pele. Muitos desodorizantes contêm perfume, o que serve para disfarçar o odor desagradável.




Antitranspirantes

Os antitranspirantes são diferentes na medida em que são especificamente formulados para diminuir ou mesmo impedir a produção de suor nas glândulas sudoríparas. Uma vez aplicado o antitranspirante, forma-se um tampão temporário do ducto (canal) sudoríparo para impedir que o mesmo seja libertado. Este tampão temporário é naturalmente eliminado durante os dias seguintes como parte do processo de perda natural das células mortas da pele..

Para alguns, um desodorizante é suficiente, mas para outros é necessário um pouco mais de proteção. Um antitranspirante eficaz como o Perspirex é a solução para minimizar significativamente tanto o suor como o odor.




Factos sobre o suor

O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas. Temos milhões de glândulas sudoríparas no nosso corpo e podem ser divididas em dois grupos:

  • Glândulas sudoríparas apócrinas que estão presentes no folículo piloso, tais como a zona das axilas
  • Glândulas sudoríparas écrinas são encontradas na superfície da pele, por todo o corpo

As glândulas sudoríparas apócrinas encontram-se principalmente em áreas associadas ao crescimento piloso. Estas glândulas são ativadas durante a puberdade e podem ter um odor forte devido à flora bacteriana natural da pele. As glândulas sudoríparas écrinas são as glândulas sudoríparas mais abundantes e encontram-se na maioria das áreas do corpo, com a maior concentração nas mãos e na planta dos pés.



Transpiração excessiva

Sabia que quase um terço das pessoas tem problemas de transpiração diariamente?

A transpiração excessiva é comum e pode acontecer a qualquer pessoa a todo o momento. Aqueles que sofrem de transpiração excessiva adoptam frequentemente comportamentos comuns como evitar apertos de mão ou levantar os braços.

Existem também aqueles que não sofrem diariamente, mas que muitas vezes se encontram em situações de stress em que o suor pode tornar-se um problema embaraçoso. Será que cheiro a suor? Será que se nota? Estas pessoas preocupam-se muitas vezes com a possibilidade de outros se aperceberem do seu problema.

A transpiração excessiva pode variar desde um grau de humidade moderado a muito intenso, resultando em grandes manchas de suor na roupa; pés húmidos e com um odor desagradável; ou mãos húmidas e molhadas. É um problema comum que pode afetar qualquer pessoa em qualquer momento da sua vida, no entanto, alterações hormonais como a puberdade e a menopausa são frequentemente um fator desencadeador.

Scroll to Top